Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Letícia de Maria Galvão

 18/11/1924     02/07/2017



PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

Núcleo Santíssima trindade


Nome Civil: Menegilda Apparecida Alves Galvão

Nome Religioso: Irmã Letícia de Maria 


* Nascimento: 18/11/1924     

+ Falecimento: 02/07/2017


“Estive enfermo e vocês cuidaram de mim. O que vocês fizera

a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” Mt 25, 36 e 40.

 

Menegilda Apparecida nasceu a 18 de novembro de 1924 na Fazenda Palmital, Estância Turística de Itu – SP. Foram seus pais o Sr. Antonio Carlos Galvão Sobrinho e D. Luísa Alves Galvão. Família cristã vivendo na fazenda, logo que possível, levou a filha primogênita à pia batismal no dia18 de janeiro de 1925, nos seus 3 meses completos. Além de Menegilda, o lar desta família piedosa foi abençoado com mais 5 mulheres e 2 homens, ao todo, 8 filhos/as. Um dos irmãos, Antonio, já é falecido.

 

Sendo a mais velha, Menegilda ajudou a cuidar dos irmãos e irmãs menores. Aprendeu corte e costura e fazia roupinhas para eles/elas, com o maior capricho.  Por algum tempo trabalhou como babá cuidando das crianças do Administrador da Fazenda.  De estudos, fez o Curso Primário que concluiu em 1936.  

 

Menegilda conheceu primeiro as Irmãs da Congregação Filhas de São José em Salto, cidade que ficava mais perto da Fazenda Palmital. A partir daí, nasceu seu desejo de ser Religiosa.

 

Mais tarde, em Itu, conheceu as Irmãs de São José de Chambéry e foi esta sua escolha para seguir Jesus na Vida Religiosa Consagrada. Fez parte da primeira turma da Escola de Enfermagem São José (EESJ), cursando Auxiliar de Enfermagem (1951-1952), no tempo em que Ir. Maria Gabriela Nogueira, sua grande amiga, era Diretora. Logo em seguida, deu início à sua caminhada vocacional.

 

Menegilda entrou no Noviciado no dia 19/05/1953. Ao tempo de Postulado, seguiu-se a Tomada de Hábito que foi a 31/01/1954, dia em que Menegilda passou a se chamar Irmã Letícia de Maria, nome que conservou pela vida inteira. Fez seus Primeiros Votos a 08/08/1956. Sua Profissão Perpétua foi celebrada a 08/08/1962.

 

Foi na área da Saúde, que Irmã Letícia de Maria dedicou toda sua vida a serviço do querido próximo. Primeiro durante 6 meses na Santa Casa de Campinas e depois, por longo e longos anos, sempre na Santa Casa de São Paulo. Fez vários cursos de aprimoramento, como participação em vários Congressos sobre Moral e Ética Hospitalar, Humanização e Pastoral de Saúde; um Curso específico de Clínica Cirúrgica de Homens.

 

Responsável, Irmã Letícia não tinha hora para descansar. Era muito dedicada às Irmãs doentes na enfermaria e sabia fazer tempo para ajudar as pessoas, os pobres que procuravam a Santa Casa. Pessoa muito boa, sempre sorridente, fazia tudo para não prejudicar os outros. Disponível, gostava de repetir: “Eu faço tudo para Nosso Senhor”.

 

Irmã Letícia de Maria trouxe para a VR, marcas de sua família profundamente cristã. Na casa, a mãe tinha um belo oratório com uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na frente, um genuflexório para as orações diárias. Ali, de joelhos aos pés de Maria, mil intenções eram recomendadas quer de familiares quer de uma longa lista de pessoas. Muitas vezes também Irmã Letícia, em súplica confiante, dobrou os joelhos diante da Mãe Aparecida.  Muito piedosa e devota, a missa diária era sua preferência.    Em São Paulo, costumava visitar a Igreja das Almas onde, várias vezes mandou rezar as Missas Gregorianas, devoção de 30 missas pelas Almas. 

 

Ligada à família fazia visitas frequentes, em especial, à sua mãe que partiu para o céu já bem idosa. Se aparecia alguém de Itu em São Paulo, e estava disponível, lá ia Ir. Leticia de carona para ficar 2 ou 3 dias com a mãe.

 

Em 2006 foi transferida para a Casa de Repouso, onde recebeu cuidados para tratamento de sua saúde. Aos poucos, nos últimos anos, foi se tornando mais dependente de cuidados, vindo a falecer a 02 de julho de 2017 na Casa de Repouso São José - Taboão da Serra - SP. 

 

"Ao olhar o material de Ir. Leticia, constatei uma grande organização nos cursos que realizou, com várias apostilas datilografadas e muito material escrito por ela. Inclusive, um material bonito de anotações de retiros, encontros e dados pessoais que deixam intuir sua espiritualidade e todo amor a Deus e às pessoas, colocando-se sempre disponível à vontade de Deus. Testemunhei sua trajetória de vida aqui na Casa de Repouso São José e posso dizer com certeza que, juntas, conseguimos tocar nossos corações, para romper um ciclo de distância e dar visibilidade ao carisma de Comunhão e unidade.  Agora Ir. Leticia, você na luz, nos ajude a caminhar na Luz". Ir. Delcia Decker 

 

Querida Irmã Letícia de Maria,

Na alegria do Senhor, lembre-se de nós!








topo voltar