Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Lucinda Silveira Pereira

 08/11/1932     16/12/2016



PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ NO BRASIL

Núcleo sagrada família

 

Nome Civil: Lucinda Silveira Pereira

                                       Nome Religioso: Irmã Ana Cecília                                     

         

                                                                                    *  Nascimento: 08/11/1932

                                                                                   +  Falecimento: 16/12/2016

 

Nossa vocação de Irmãs de São José é vocação de Comunhão.”                      (Const. 65)

                                        

Lucinda nasceu no dia 08 de novembro de 1932, no município de Taquari, RS, filha de Armando Orsi Pereira e de Cecília Silveira Pereira. É a sétima filha entre os 12 irmãos. Pertencente a uma família muito comprometida com os valores cristãos, foi desenvolvendo esse espírito de serviço e atenção às necessidades dos irmãos. Frequentou o Colégio Sevigné, em Porto Alegre, no período de 1945 a 1949, onde cursou o ginásio. Estudando nesta escola, conheceu as Irmãs de São José, foi aprofundando sua fé cristã e, assim, sentiu o apelo de seguir Jesus Cristo na Congregação, cujo carisma de Comunhão lhe era visível a partir dos gestos e atitudes das Irmãs, com quem se relacionava na sua missão de educar.


          Com essa disposição interior é admitida ao postulado no dia 22 de fevereiro de 1950. No dia 17 de outubro do mesmo ano, inicia a etapa intensiva do noviciado, vindo a fazer sua Profissão Temporária no dia 15 de dezembro de 1952, e, no dia 11 de fevereiro de 1957, entrega-se definitivamente a Deus a serviço dos irmãos, fazendo sua Profissão Definitiva como Irmã de São José. Fez todas as etapas iniciais de formação no Convento São José, em Garibaldi/RS.


Na Província de Lagoa Vermelha, completou o Curso de Formação de Professores. Atuou como professora em Vacaria, Marcelino Ramos, Porto Alegre, Lagoa Vermelha, no RS, e em Balsas, Maranhão e Teixeira de Freitas, na BA. Graduou-se em Psicologia e especializou-se em Logoterapia.


Sempre amou a vida, a Igreja, a Congregação e a própria vocação, dedicando sempre tempo para atuar junto a pastorais populares, atendendo pessoas que necessitavam de um apoio, escuta ou orientação. Dedicou 14 anos de serviço na formação inicial na Congregação, acompanhando as jovens que desejavam seguir o caminho da Vida Religiosa, nas diferentes etapas: juvenato, postulado e noviciado.


Do ano 1995 a 1998, prestou serviço como Conselheira Provincial, acompanhando a vida e a missão das Irmãs na Província de Lagoa Vermelha/RS.


Ir. Lucinda tinha grande amor à Santíssima Trindade. Os textos que fundamentam nosso Carisma eram referência para sua vida e missão.

          Depoimento de Irmãs que conviveram com Ir. Lucinda afirmam:

“Irmã Lucinda foi sempre uma pessoa muito agradável para conviver  e era muito bom viver em comunidade com ela. Destacava-se em ouvir quem dela se aproximava, ajudá-las a se integrarem em sua vida.  Muitas pessoas foram ajudadas por ela a encontrarem um novo sentido de viver, principalmente, para aquelas que tinham perdido o sentido de sua vida. Ficava feliz ao ver pessoas que chegaram até ela e que mudavam de vida e retornavam com um sorriso nos lábios, capacidade esta, que haviam perdido. Nunca demonstrava que tinha pressa, isso facilitava a aproximação de quem dela precisava de ajuda”.


Em 2014, Ir. Lucinda passou a integrar a comunidade Santo Antônio, em Porto Alegre, para estar mais junto da família e para facilitar o tratamento de saúde que se fazia necessário. Após ser submetida a uma cirurgia, foi transferida para a Comunidade Nazaré, a fim de ter acompanhamento e cuidados especiais. Teve um período de restabelecimento e estava muito feliz de estar nesta Casa de Saúde e neste local onde podia contemplar a natureza. Era muito agradecida a todas as enfermeiras e auxiliares que a atendiam. Suas forças foram enfraquecendo e, com a saúde debilitada, foi aos poucos fazendo o processo de entrega Àquele que sempre foi a razão da sua vida. Entregou-se definitivamente a Deus, no dia 16 de dezembro de 2016, com 84 anos de vida e 64 anos de Vida Religiosa Consagrada a Deus no serviço aos irmãos e irmãs.


Ir. Lucinda, obrigada pelo seu testemunho de vida, pela sua disposição, coragem, disponibilidade, comprometimento e fidelidade como Irmã de São José. Somos profundamente agradecidas a Deus por termos podido viver e conviver com sua pessoa. Que Deus a recompense por sua vida partilhada em benefício de mais vida, tanto nas diferentes escolas como com seus pacientes e todas as pessoas que de você se aproximaram. Nossa eterna gratidão. Descanse na paz do Senhor!


Após Missa de corpo presente realizada na Capela da Comunidade São Luiz, o corpo de Ir. Lucinda foi enterrado no Cemitério São José, em Porto Alegre, RS.

 

 

             Porto Alegre/RS, 16 de dezembro de 2016.  

 





topo voltar