Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Antonia Catarina

 03/11/1935     17/09/2016



Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil           

  Núcleo São José              

                                                                                                                     

Nome Civil: Therezinha Alessi

Nome Religioso: Irmã Antonia Catarina


·                                                                                            Nascimento: 03.11.35

                                                                                          +  Falecimento: 16.09.16

 

“Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fil 4,13)

Therezinha Alessi, nasceu em Nova Pádua no dia 03 de novembro de 1935. A família de Angelo Alessi e Riqueta Menegat Alessi, foi presenteada com 15 filhos. Família onde se cultiva verdadeiros e profundos valores cristãos expressos na participação na comunidade, na oração do terço e devoção ao Sagrado Coração de Jesus e sempre voltada às necessidades das pessoas. Neste ambiente de fé, aos 13 anos decidiu seguir a Vida Religiosa, indo morar com as Irmãs em Nova Pádua; no dia 25 de fevereiro de 1954, inicia a etapa do postulado em Garibaldi, no dia 17 de dezembro do mesmo ano, começa o tempo mais intenso de conhecimento do Carisma das Irmãs de São José com a etapa do noviciado. Faz sua Primeira Profissão do dia 17 de dezembro de 1956 e tendo clareza que seu lugar era ali, faz sua entrega definitivamente ao Senhor, no dia 19 de outubro de 1962.


Ao sair do noviciado, foi morar em Vacaria/RS onde foi buscando uma formação profissional. Atuou como professora em Vila Segredo/RS, sentindo-se feliz e realizada  em poder ajudar as pessoas. Tinha uma boa convivência com professores, pais e comunidade em geral. Sempre teve uma atuação junto à comunidade como catequista, participava do coral, gostava de visitar famílias. Morou também em Maximiliano de Almeida e Lagoa Vermelha/RS, sendo uma presença acolhedora e disponível. Olhava para o mundo de hoje e via a luta por vida, dignidade, sobrevivência e se inquietava porque muitas pessoas vivem apegadas ao material esquecendo a dimensão espiritual.


 

Sentia-se plenamente feliz por ser Irmã de São José. Buscava ver a presença de Deus nas pessoas, no trabalho, na oração, na convivência comunitária. O exame de consciência a ajudava a retomar cada novo dia com entusiasmo, com coragem e disposição. Passava momentos longos com o Senhor, pois com Ele se sentia fortalecida. Tinha grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria e um carinho especial por São José.


Em 2016, por necessitar de maior atenção e cuidado, passou a residir na Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS, mas o seu jeito simples, acolhedor e serviçal continuaram marcando sua presença. Assim como uma chama que vai se consumindo, assim foi a vida da Ir. Therezinha, foi se consumindo para iluminar os outros e no dia 16 de setembro, entrega-se definitivamente Àquele que sempre a fortaleceu em vida. Tinha 80 anos de vida e 60 anos de Vida Consagrada como Irmã de São José.


Querida Ir. Therezinha, junto de Deus, intercede pelos seus familiares com aos quais você tinha um carinho e uma estima especial, abençoa-os e dê força para continuarem firmes sua caminhada. Conforte o coração dos conhecidos e amigos, bem como de todas nós, Irmãs de São José que sentimos imensamente a sua partida. Que possamos continuar com coragem nosso compromisso de construir unidade num mundo tão dividido e individualista. Que mais pessoas se disponham a nos ajudar a assumir o Carisma das Irmãs de São José.


Após a missa de corpo presente na Capela da Funerária Sagrada Família, Ir. Therezinha foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria – RS.

 

“Se vivermos plenamente nossa consagração religiosa, revelaremos uma nova dimensão do amor, do uso dos bens temporais e da liberdade, conforme o Evangelho. Testemunharemos que é Cristo Ressuscitado quem dá sentido à nossa vida, unificando-a, na liberdade e na paz.”

Constituições nº44

 

 

                                                                                                                                Vacaria – RS, 16   de Setembro   de   2016








topo voltar