Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Carmem Piazera

 20/10/2021     29/06/2016



 PROVÍNCIA DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY 

NO BRASIL 

                                                        
                                          Irmã  Carmem Piazera

                

                                         * Nascida: 20 de outubro de 1921

                                       + Falecida: 29 de Junho de 2016


“Perseverem no amor fraterno. Não se esqueçam da Hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram anjos. Lembrem-se dos presos como se vocês estivessem na prisão com eles. Lembrem-se também dos que são torturados” (Hebreus  13,1-3)

 

  Carmem era filha de Luiz Piazera e de Eduarda de Oliveira Piazera. Nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no dia 20 de outubro de1921. Sendo de família profundamente cristã, foi batizada no dia 13 de novembro de 1921, na Paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul-Santa Catarina. Viveu muito feliz num ambiente familiar alegre e aconchegante, voltado para Deus. Foi neste lar carinhoso e abençoado por Deus  que  desabrochou o desejo de seguir Jesus Cristo na vida consagrada. Seus pais muito envolvidos com a Igreja compreenderam o chamado que o Senhor fazia à sua filha.


 No dia 02 de maio de 1937, Carmem ingressou na Congregação de São José de Chambéry, Curitiba/Paraná, no Postulantado. Em 29 de janeiro de 1938, iniciou o Noviciado. Fez a Primeira Profissão no dia 29 de janeiro de 1939 e sua Consagração Definitiva ao Senhor, no dia 29 de janeiro de 1944.


Irmã Carmem exerceu com muito amor e carinho a Missão de Educadora nos seguintes Colégios: Colégio São José em Castro, Paranaguá e Lapa, no Paraná; Colégio São José, em Xanxerê – Santa Catarina; Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Caçador-Santa Catarina; Educandário Santo Antonio, em Colombo – Paraná; Educandário Santa Terezinha, em Rio Negrinho, Santa Catarina; Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba- Paraná e no Convento São José. E, finalmente, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento de saúde.


Ela foi uma excelente educadora, dedicando-se na alfabetização de adultos, à noite no Curso do ALFA-PROEJA. Era incansável ao atendimento das pessoas mais pobres. Com a força do Espírito Santo, visitava os presidiários, conversava com eles e aproveitava para falar-lhes  sobre os verdadeiros valores.


Irmã Carmem, pessoa de profunda oração e espiritualidade, deixou um exemplo  de paz, de harmonia, de amor no seu jeito peculiar de ser e de agir. Era uma Irmã muito piedosa, alegre e procurava viver o carisma da cordial caridade no convívio com as Irmãs e com as pessoas, principalmente com os filhos amados de Jesus, os mais necessitados e os excluídos.


Podemos imaginar como foi grande sua dedicação, a sua disponibilidade, sua  doação. Desde a sua juventude, se propôs a trabalhar na educação, alfabetizando crianças, jovens e adultos pobres com o objetivo de promovê-los. O desempenho desta missão era o motivo de sua alegria e realização. Foram anos incansáveis nesta Missão! Que digam os senhores motoristas de ônibus, táxis e outros que, impossibilitados de frequentar a escola à noite, ela os recebia, individualmente, aos sábados e domingos para as aulas de alfabetização e de Matemática.


 A Congregação Missionária das Irmãs de São José de Chambéry sente orgulho e    alegria de contar com Irmãs que realizam plenamente sua Vocação Religiosa, como Irmã Carmem que se empenhou nesta missão de Educar, transmitindo os valores do Evangelho.


Cultivava o amor às raízes de sua família a quem dedicava uma grande afeição e ternura e se sensibilizava com os gestos delicados que recebia de seus familiares. trazia-os presentes em suas preces. Destacava-se nas comunidades pela sua bondade, alegria, doação e generosidade. Uma companheira excelente para com suas coirmãs.


Irmã Carmem, as Irmãs agradecem seu testemunho de amor e de fidelidade ao Senhor, no seguimento de Jesus, colaborando na realização do Projeto do Deus Trino, para a edificação do seu Reino.


As Irmãs da Congregação, os familiares os amigos/as e todas as pessoas que conheceram nossa querida irmã Carmen agradecem todo o bem que realizou neste mundo, bem como pelas suas relações de Comunhão e de Unidade, sendo um sinal do amor de Deus para os familiares, para a Congregação, para a Igreja e à Humanidade.


No dia 29 de junho de 2016, às 21h, aos 94 anos de idade e 77 anos de vida Religiosa Consagrada, na paz, fez a sua entrega total nos braços misericordiosos do Pai, a fim de participar da Ressurreição do Senhor e gozar da vida plena, juntamente com a Virgem Maria, São José e todos os Santos.


          Que lá do céu, querida Irmã Carmem, você olhe por nós e suplique ao Pai para que sejamos sempre fiéis em realizar sua Santa Vontade.

 

ORAÇÃO  A SÃO JOSÉ

 

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido.

Com esta confiança, dirigimo- nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e Comunidades,

a fim de que guardemos  com fidelidade o dom da fé

e da consagração batismal, que nos une

a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas

súplicas, mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente.  Amém.!

topo voltar