Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Maria Thereza Flores Herbert

 10/06/1929     29/03/2016



Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil


                                                                                                                      Irmã Maria Thereza Flores Herbert

                                                                                                                                           * 10/06/1929

                                                                                                                                          + 29/03/2016

 

“A caridade é benigna, tudo desculpa, tudo espera... A caridade nunca há de acabar!” (1Cor 13,4.8)


Irmã Maria Thereza Flores Herbert nasceu no dia 10 de junho de 1929 em Salvador do Sul-RS. Seus pais, Leopoldo Herbert e Maria Regina Herbert, tiveram seis filhos. Duas das filhas seguiram a Vocação Religiosa na Congregação das Irmãs de São José.


Para a Irmã Maria Thereza não foi difícil ouvir a voz do Senhor que a chamava para segui-lo como consagrada, pois o ambiente de fé, de oração, de amor, de acolhida e de simplicidade vivido na família, lhe dava clareza a respeito da Vontade de Deus e do chamado à Vida Religiosa. Durante toda sua vida, demonstrou grande carinho pelos familiares e sentia-se agradecida sempre que a visitavam.


Em 1948, em Garibaldi, fez seu 1º engajamento como Irmã de São José e foi enviada em missão para o Hospital Pompeia, em Caxias do Sul, como auxiliar de enfermagem, onde permaneceu por um ano.


Por um período de 12 anos, trabalhou na Farmácia do Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre. Sua longa trajetória, porém, foi na cidade de Garibaldi onde permaneceu durante 42 anos. Na farmácia Confiança, em Garibaldi, além de atender os clientes, era a conselheira e amiga de todos. Prestou serviço ainda na Escola Santa Rosa em Carlos Barbosa e na Escola Santa Inês, em Garibaldi, responsável pela contabilidade da Instituição.


No ano de 2006, foi solicitada a se engajar na Pastoral Popular e na Saúde Alternativa em Viamão. O povo de Garibaldi se surpreendeu com a notícia da transferência de Ir. Maria Thereza e dizia: “Nós vamos falar com a Superiora Provincial! Vamos fazer um abaixo assinado”, ao que ela, firme e decidida, dizia: “Eu fiz voto de obediência a Deus, se é lá que Ele me envia, estou pronta! Somos enviadas a prestar serviço aos irmãos também em outro lugar, aqui a semente está lançada”.


Com o conhecimento aliado à prática, Irmã Maria Thereza ajudou a muitas pessoas a reaver ou a conservar aquilo que ela chamava de “o maior dom” que é a saúde. Dedicou sua vida e empenho na concretização do grande sonho de Jesus expresso em Jo 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida em abundância.”


Era pessoa alegre e agradecida. Salientava-se pela fidelidade às pequenas coisas. Dizia que tudo o que é realizado por amor a Deus, se torna grande aos olhos do Senhor. Sua fé a levava a confiar sempre no amor e na misericórdia de Deus. Costumava se expressar com bom humor e através de rimas, como, por exemplo: “Alegria e bom humor acalmam a dor e até fecham a porta ao doutor.” “O segredo para ser feliz é tornar o outro feliz. Assim vamos em frente porque Deus protege a gente.”


Tinha grande apreço à vida de oração. Desde criança, com a família, Maria Thereza aprendeu a ler e a amar a Palavra de Deus expressa na Bíblia. Zelava pelo bem estar da comunidade. De fácil relacionamento, favorecia um clima de alegria, leveza e acolhida. Muito disponível e caridosa, gostava de prestar ajuda sempre que lhe era possível. O que a sustentava na vida comunitária, como Irmã de São José, era o que rezam nossas Constituições: “Animadas pelo mesmo Espírito, assumimos a atitude de Jesus, inteiramente ocupado com a glória do Pai e a salvação das pessoas; a atitude de Maria, humilde e fiel às inspirações da graça e a de José, solícito e sempre disponível.”


Em 2015, sentindo a saúde fragilizada, integrou a Comunidade da Betânia em Garibaldi. No dia 27 de março, Dia de Páscoa, foi internada no Hospital São Pedro. Durante o breve tempo em que esteve internada disse à Irmã enfermeira que a cuidava: “Diga às Irmãs que agradeço todo o cuidado que tiveram comigo”. Veio a falecer no dia 29, às 0h40min


Querida Irmã Maria Thereza, partiste para a Casa do Pai, onde Ele nos prepara um lugar. Passaste a celebrar a Páscoa eterna. Tua alegria agora passa a ser a felicidade de estar com o Senhor Ressuscitado. Intercede por nós, Irmãs de São José, por teus familiares, pelo povo pobre, simples e doente e ajuda-nos a todos a viver o que ensinavas e vivias enquanto estavas conosco: “Como é bom ser bom!”


Descansa na paz e no amor de Deus que ressuscitou Jesus.


Garibaldi, 29 de março de 2016.








topo voltar