Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Maria de Lourdes Gayer

 16/05/1938     27/01/2016



Congreção das Irmãs de São José

Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil


                       IRMÃ MARIA DE LOURDES GAYER

                                                                                      *  NASCIDA:  16 DE ABRIL DE 1938

                                                                                      +  FALECIDA: 27- DE JANEIRO DE 2016


“Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver, ei de provar seu amor, seu valor e seu poder” (Sl 146)


 Maria de Lourdes Gayer nasceu em Curitiba. Era a sétima filha de 11 irmãos, sendo seis homens e cinco mulheres. Filha de Elena Schimidt Gayer e João Gayer, cresceu numa família católica e bem conceituada. Estudou em vários Colégios de Irmãs: Marcelinas - Piraí do Sul; Mãe de Deus – Londrina; Divina Providência  e Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba.- Paraná.


Neste ambiente familiar cristão, foi sentindo o chamado à Vida Religiosa, e, aos 14 anos de idade, ingressou na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Aos 19 anos fez seus Primeiros Votos, recebendo o nome religioso de Irmã Sílvia Helena e aos 24 anos fez a Profissão Definitiva. Em 2007, celebrou suas Bodas de Ouro de consagração!


Irmã Maria de Lourdes trabalhou sempre na área da Enfermagem, passando por vários hospitais do Paraná: Ponta Grossa, Venceslau Braz, Paranaguá e Curitiba.


 Após sua aposentadoria continuou por mais 15 anos no serviço da Pastoral da Saúde, na área hospitalar, junto aos enfermos e seus familiares na Santa Casa de Ponta Grossa, Maternidade Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba. Exerceu atividades diversificadas na Comunidade Sagrado Coração e na  Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Nestes 51 anos de serviço, procurou exercer sua missão com competência, dedicação e alegria por estar servindo o próximo mais necessitado, empenhava-se confeccionar cachecóis para aquecer os pobres, seguindo o desejo de nosso Fundador que e de Jesus Cristo.


Irmã Maria de Lourdes herdou de seu pai uma grande devoção à Eucaristia. Preparava com esmero e amor todas as celebrações. Ficava feliz em receber palavras animadoras a respeito de seu empenho para que tudo fosse para a maior glória de Deus. Com sua voz suave e bela convidava a comunidade para louvar e adorar o Senhor.


Ela gostava muito da música e do canto. Quando prestava este serviço à Comunidade, o fazia com dedicação, segurança e competência.


Ultimamente, dispunha de um tempo maior para aprofundar a Palavra de Deus, a Espiritualidade e o Carisma das Irmãs de São José. Cultivava sua vida espiritual com boas leituras. Escolhia os programas da TV, aqueles que auxiliavam no seu crescimento pessoal e comunitário. Sentia necessidade do encontro com o Senhor na oração, permanecendo em sintonia com a Trindade Santa. Acompanhava os acontecimentos da Congregação, da família e da humanidade, envolvendo-se com suas preces.


Irmã Maria de Lourdes dedicava um grande amor à sua família e se sensibilizava com seu sofrimento, as suas dificuldades. Muitas vezes, passou as férias cuidando de seus pais e familiares. Gostava de comentar com as Irmãs sobre as festas, alegrias, os encontros com a família. Nas comunidades por onde passou foi uma presença bondosa, alegre e gostava de trocar ideias.


Recebeu de sua família todo carinho, atenção e amor.


Nos momentos em que substituía as recepcionistas na portaria, acolhia muito bem todas as pessoas.


Senhor, nós suas coirmãs agradecemos o testemunho de fidelidade, de amor e de generosidade de Irmã. Maria de Lourdes durante todos esses anos de vida de consagrada e pedimos que ela, de junto do Senhor, interceda por todas nós e por toda a Congregação, neste momento tão significativo de nossas vidas.


No dia 27 de janeiro de 2016, Irmã Maria de Lourdes fez a sua entrega definitiva nos braços amorosos do Pai, para contemplar, na alegria, as maravilhas que a Santíssima Trindade, com infinito amor, lhe reservou. Partiu do Hospital Bom Jesus, da cidade de Ponta Grossa, Paraná para a casa do Pai aos 77 anos de idade e 59 anos de Vida Consagrada, deixando um testemunho de Fé, de Amor e de Esperança à Congregação, à Família e para Humanidade.


                         

ORAÇÃO  A SÃO JOSÉ

 

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu

dizer que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

acolhê-las favoravelmente.  Amém.!

topo voltar