Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Luisa Petronila

 31/08/1929     20/01/2016



CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY

Província de Lagoa Vermelha-RS

                                                                                     Irmã Therezinha Maria Belin  (Luisa Petronila            

                                                                                                            *  31.08.1929

                                                                                                                                                 +  20.01.2016                                        

 

   “Quem vem a mim não terá mais fome e quem acredita em mim não terá mais sede” (Jo 6,35).   

 

 

Therezinha Maria Belin nasceu no dia 31 de agosto de 1929, em Sananduva, RS. A família de Luiz Belilin e Petronila Bonatto Bellin foi agraciada com 14 filhos, sendo 8 irmãs e 6 irmãos. Irmã Therezinha ocupou o 11º lugar.

Carinhosamente acolhida por seus pais e irmãos, guardava a lembrança de um lar cristão, alegre, humilde, de muita oração, cantos e participação na vida da comunidade.  A devoção pela reza do terço e as Ladainhas de Nossa Senhora marcaram sua vida e devoção a Nossa Senhora. Neste ambiente cristão, os filhos foram profundamente marcados pelos valores da oração, do trabalho, da justiça, da solidariedade e da coragem. Uma fé viva e ardente era-lhes sustentáculo nas dificuldades e sofrimentos. Foi neste ambiente familiar e vida cristã que o chamado do Senhor se fizesse ouvir.

Sentindo-se chamada para doar-se ao Senhor na Vida Religiosa para servir os irmãos, procurou conhecer mais e mais a vida de Santa Teresinha, e tornou-se sua grande admiradora. Com coragem e muita fé inicia a etapa de formação com as Irmãs de São José em Garibaldi-RS, em 27 de fevereiro de 1951. Firme e decidida iniciou o Noviciado em 17 de outubro do mesmo ano, assumindo-o como um tempo forte de formação. “Entrego minha vida ao Senhor, Ele me acompanhará na etapa de formação. Quero ser somente sua pobre serva, mas toda dedicada e disponível aos seus apelos”.

          Após esse período de formação, em 16 de dezembro de 1953, fez sua Primeira Profissão Religiosa, num desejo muito grande de trabalhar pela causa do Reino de Deus, junto aos irmãos mais necessitados.

 

Exerceu sua missão como Auxiliar de Enfermagem nos Hospitais: São Pedro em POA, São Francisco em Concordia/SC, Pompéia em Caxias do Sul, São João Bosco, em São Marcos/RS, São Roque em Seara/SC, Beneficência Portuguesa/POA, Cristo Rei em Ibiraiaras/RS. Muitas crianças foram acolhidas pelas mãos bondosas e generosas da Irmã Therezinha no momento de sua chegada a este mundo. Para as mães que chegavam ao hospital às encorajava com palavras de alegria e as parabenizava por terem aceitado e acolhido a nova vida de seus filhos. Procurava marcar presença junto às mães após a alta hospitalar.

Além desse trabalho dedicava-se a Pastoral da saúde nas comunidades, por meio de visitas, orientações, escuta, e orações na família ou junto aos doentes. Seu sorriso e enstusiamo pela vida falavam mais que belas palavras.

 

           Nos seus escritos diz: “Nesses engajamentos o que foi significativo para mim e para a recuperação dos doentes foi a confiança, a amizade e o amor. Isso me permitia viver uma vida feliz para ser totalmente dedicada aos mais necessitados e me ajudou a ser fiel ao chamado e a enfrentar e superar as dificuldades da vida”.

 

A Irmã Terezinha nos deixou o grande testemunho de amor a Congregação. Gostava de estar na comunidade e todos os momentos eram aproveitados para conhecer melhor as irmãs e com elas partilhar trabalhos, orações, experiências, encontros e fé. Diariamente passava tempos fortes de oração junto ao Sacrário, na reza do terço e de outras devoções. Rezava pelas as vocações a vida religiosa, a fidelidade dos casais, as pessoas doentes e as crianças abandonadas e pobres.

Querida Irmã Terezinha, você que acolheu tantas vidas, nos hospitais e nas famílias, pedimos hoje, que o “Senhor da Vida” acolha sua bela Vida junto a Ele. Interceda por nós e por todas as pessoas que buscam mais vida. Obrigada pelos belos e edificantes gestos de vida e testemunho. Fique na paz e alegria do Senhor! Amém!

Em 20 de janeiro de 2016, partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus, com 87 anos de idade e 63 de Vida Religiosa, Consagrada a Deus, como Irmã de São José.

 

Ir. Therezinha Maria Belin será sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara, no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria/RS. após a missa, celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família- Vacaria, RS

 


                                                                                                                                                                              Lagoa Vermelha, 20 de janeiro de 2016

 

 

topo voltar