Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Maria Gema Pellanda

 25/03/1918     28/11/2015






  Provincia do Paraná das Irmãs
de São José de Chambéry no Brasil 

                                                                    Ir. Maria Gema Pellanda

     (Maria Pellanda)

 

                                                            * Nascida:  25 de março de 1918

                                                                      + Falecida: 28/11/2015

 

            Ó Senhor, eu cantarei, eternamente,

         o vosso amor.  (Sl  88,1)

 

  

 Maria nasceu em Curitiba/PR, no dia 25 de março de 1918. Era filha de Nicola Pellanda e Paulina Micheletto Pellanda. Sendo de família profundamente cristã, recebeu o batismo no dia 31 de março de 1918, em Umbará/PR.

 

De família numerosa, eram 15 irmãos, sendo 08 filhos e 07 filhas. Os pais, muito religiosos, engajados na igreja, participavam juntamente com toda a família  de todas as celebrações e atividades realizadas na Paróquia.

 

      Educaram os filhos nos verdadeiros valores, na fé, na esperança e no amor. Era uma família unida, acolhedora e muito feliz. Diariamente, se reunia para a leitura da Palavra de Deus e para a contemplação dos mistérios do rosário. Neste lar abençoado, desabrochou a vocação de Maria, manifestando a  vontade de se entregar ao Senhor, na vida Religiosa Consagrada.

 

No dia 06 de janeiro de 1935, Maria ingressou na Congregação de São José de Chambéry, Curitiba/PR, no Postulado. Em 18 de janeiro de 1936, iniciou o Noviciado, recebendo o nome de: Ir. Maria Gema Pellanda. Fez a Primeira Profissão no dia 01 de julho de 1937 e sua Consagração Definitiva, ao Senhor, em 29 de janeiro de 1943.

 

Ficou muito alegre com a entrada de sua Irmã Gilda na  mesma Congregação. Após um tempo, recebeu com imensa felicidade a notícia da Ordenação Sacerdotal de seu querido Irmão Geraldo Cláudio. Anos depois, muito agradecida ao Senhor pela sua Sagração Episcopal e rezava para que sua nova missão fosse como a de Jesus de um Bom Pastor.

 

Ir. Maria Gema exerceu com zelo, amor e competência a Missão de Educadora nos seguintes Colégios: São José e Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR; São José em Castro/PR; Ginásio São José na Lapa/PR, como diretora; Comunidade Central, como professora de piano. E, finalmente, desde 2006 na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento de saúde.

 

Irmã Maria Gema era uma artista, amava a música, corriam em suas veias as notas melodiosas. Era professora de música, de desenho e nos últimos anos  de sua atividade, dedicou-se às aulas de piano.

 

Irmã Maria Gema foi agraciada pela Trindade Santa com muitos dons. Era inteligente, determinada, responsável, dedicada, alegre, piedosa. Cultivava um grande amor à Eucaristia, a Maria Santíssima e a São José. Levantava bem cedo para entrar em sintonia com Deus, através da oração e da meditação, onde encontrava força e coragem para sua caminhada. Como devota de Nossa Senhora dedicava longo tempo para a contemplação dos mistérios do rosário e outras orações para a Família, à Congregação, à Igreja e à Humanidade.

Não perdia tempo, organizava seu dia com orações, leituras e trabalhos manuais. Tinha uma devoção especial a São José. Preparava com carinho e muito amor as  celebrações para comemorar a sua festa; bem como as demais celebrações com um pequeno coral de Irmãs. Ela dizia “Deus merece Cantos bem bonitos.”

 

Amava muito sua família. Gostava de participar das reuniões, das comemorações e da partilha fraterna. Animava estes momentos com cânticos.  Sua bela voz, unida à voz  dos irmãos e irmãs formavam um belo coral, alegrando todas as pessoas presentes. Sofria muito quando da perda de um ente querido. Agradecia as visitas das Irmãs, dos parentes dos  amigos/as. Era uma pessoa muito grata. Agradecia qualquer gesto de delicadeza. A palavra “muito obrigada”, que partia de seu coração generoso, foi a palavra que mais pronunciou durante os anos de tratamento de saúde.

 

Terminada sua missão neste mundo, entregou-se definitivamente nos braços  do Pai,  para cantar seus louvores, eternamente,  no dia 28 de novembro de 2015, às 23h50min,   da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em  Curitiba com  97 anos e 78 de Vida Religiosa Consagrada. Deixou um testemunho de Fé, de Amor e de Esperança à Congregação, à família e à humanidade.

 

Ao Deus da ternura, agradecemos pela presença de Irmã Maria Gema entre nós. Que ela nos ajude em nossa caminhada de Integração como Irmãs de São José de Chambéry no Brasil e interceda junto de Deus para que possamos, a seu exemplo, testemunhar a alegria de Cristo Ressuscitado, em nossa Vida e Missão.                                                      

                                                                         

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

    

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido.

Com esta confiança, dirigimo-nos a vossa presença. A vós, com fervor, nos recomendamos.  Enviai à Igreja, vocações Sacerdotais, Religiosas e leigas comprometidas com a construção do Reino de Deus.  Olhai com solicitude para as nossas famílias, Comunidades, a fim de que guardemos com fidelidade o dom da fé e consagração batismal, que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino. Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém!

 

 

 

topo voltar