Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Ignês Michelin

 10/12/1925     04/11/2015



 

Irmãs de São José de Chambéry
Província de Lagoa Vermelha,RS

  

IGNÊS MICHELIN (Ir. Maria Rosália)

                                                                      * 10.12.1925

     + 04.11.2015 

 

                   

“Quem quiser me seguir, tome sua Cruz e siga-me”. Lucas 9:23,

 

                    No dia 10 de dezembro de 1925, em Sananduva-RS, o casal Luiz Michelin e Rosália Dal Prá Michelin acolhem em seu lar a 3ª filha, Ignês Michelin. Família cristã, de muita oração. Os pais sempre participaram da Ordem Terceira Franciscana. Cultivaram valores evangélicos e eram profundamente cristãos. Dos 6 filhos, (sendo 2 homens e 4 mulheres) um seguiu a vida religiosa, na Ordem dos Capuchinhos: Frei Tomé. Duas filhas seguiram a vida religiosa na Congregação das Irmãs de São José. Nesse convívio familiar Ignês sentiu germinar a semente da vocação para a vida cristã e religiosa.


Em 1943, iniciou a etapa de formação no Convento São José em Garibaldi. Sentia-se motivada pelas Irmãs e jovens vocacionadas a seguir o mesmo caminho e o chamado que Jesus lhe fazia. Assim se expressava: ‘Significativa foi para mim a etapa de preparação, estudos e aprofundamento para a entrada do Postulantado, Noviciado e Profissão definitiva’.


Em 1950, após ter feito a Profissão definitiva na Congregação, inicia seu itinerário na missão de educadora em: Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Sananduva, Ibiraiaras, Maximiliano de Almeida, no RS e Concórdia, em SC.  Estar com crianças era o tempo mais feliz de sua vida.


Após essa missão de educadora, como professora aposentada continuou a missão, administrando cursos de Técnicas Familiares para mães e jovens nas comunidades do interior de Sananduva, Lagoa Vermelha, Tupanci do Sul, Cacique Doble, RS, desenvolvendo programas relacionados à economia sustentável nas famílias e preparando os jovens para assumirem o lar. Visitava famílias, levava a Eucaristia aos doentes, encaminhava a visita do sacerdote para a Unção dos Enfermos nas casas, preparava adultos para receberem os sacramentos do batismo, Eucaristia e Crisma.


Em 2012, com sua saúde bastante fragilizada e exigindo maiores cuidados, passou a residir na Comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria, RS. Em seus escritos, ela assim se expressa: ‘o que me ajuda a ser fiel ao chamado é o seguimento a Jesus Cristo. Destaca o texto Bíblico de Jo, 6,35: “Eu sou o pão da vida.” Diante dos desafios de hoje, eu me engajaria no mesmo caminho já trilhado até o momento. Aprecio a vida religiosa consagrada. Gosto de ser Irmã. Agradeço a Congregação das Irmãs de São José por tudo o que recebi. Do céu, não as esquecerei. Tenham muita coragem’.


No dia 04 de novembro/2015, Ir. Ignes, partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus com  90 anos de idade e 70  de Vida Religiosa Consagrada a Deus, como Irmã de São José. Muito obrigada, Ir. Ignês Michelin pelo seu testemunho de Vida Consagrada.

 

     Após a missa, celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família Vacaria/RS   Ir. Ignez foi sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria, RS

  

Lagoa Vermelha, 05 de novembro de 2015 

topo voltar