Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Nossa História - Província de Caxias do Sul

IRMÃS DE SÃO JOSÉ

PROVÍNCIA DE CAXIAS DO SUL-RS


Em 1898, quatro Irmãs saíram de Moûtier, França, para trabalhar junto ao povo do Rio Grande do Sul e se estabeleceram em Garibaldi, outrora conhecida como Conde D'Eu.

O então bispo de Porto Alegre, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, por intermédio dos Frades Capuchinhos que conheciam as Irmãs de São José de Moûtier, solicitou-as para o Rio Grande do Sul. Em resposta a esse pedido, são enviadas em missão às Terras Gaúchas quatro Irmãs francesas:


Irmã Maria Paula Dunand, Irmã Maria Azélia Diocet, Irmã Clotilde Zaberer e Irmã Dorothé Pachod.


Após um mês de viagem, chegam a Garibaldi, onde foram recebidas com grande alegria e "com trajes domingueiros", pelo povo, a 23 de dezembro de 1898. Cheias de entusiasmo por Jesus Cristo, essas missionárias, desconhecendo o povo, a língua, os costumes, iniciam logo suas atividades. Imaginando os desafios enfrentados pelos primeiros imigrantes italianos na região nordeste do Estado, pode-se avaliar como as Pioneiras procuram expressar sua vocação missionária, vivendo as exigências do Carisma da Congregação, em terra estranha, mas por elas logo adotada como " Pátria Amada", porque solidárias como um povo necessitado e amado.


Sua doação , sem medo e sem restrições no serviço aos doentes e na educação, fez com que duas Irmãs fossem colhidas pela morte, já nos primerios meses de trabalho. Irmã Dorothé adoeceu; não havia recursos para sua doença nas regiões vizinhas. Foi levada, de carreta, até Montenegro e depois de vaporzinho. Morreu antes de chegar no hospital. As Irmãs Franciscanas foram muito solidárias. O corpo foi enterrado no cemitério da Santa Casa, depois foi levado ao cemitério das Irmãs Franciscanas em São Leopoldo, onde se encontra até hoje.


"A missão plantada à sombra da Cruz e regada com tanto sofrimento só poderá produzir frutos abundantes",

dizia Frei Bruno de Gillonay.


As três Irmãs ficaram tristes, mas como o apoio do povo continuaram os trabalhos. Abriram uma escola e se preparavam para receber os alunos. Uma epidemia se espalhou no povoado de Garibaldi. Era Febre Tifóide. Muitos morreram. As Irmãs ajudavam em tudo o que podiam, cuidavam dos doentes e consolavam as famílias. Outra Irmã adoeceu. Agora era Irmã Paula. Buscaram socorro em Bento Gonçalves, mas não adiantou. Morreu aos 06 de março de 1899. Das quatro Irmãs missionárias, ficaram duas. Outra vez, a dedicação do povo se fez sentir e impediu que as Irmãs voltassem para sua Terra Natal, a França.


Para não se sentirem sozinhas e se animarem na caminhada, as Irmãs de São José, da Província do Paraná, emprestaram uma das Irmãs, Irmã Maria Paulina, para ajudar as Irmãs a se refazerem. Alguns meses depois, as Irmãs já estavam mais alegres e continuavam suas atividades. O número cresceu rapidamente e, em 1965, contavam-se três Províncias no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Porto Alegre. Do Rio Grande do Sul originou-se também a Província de Maranhão, hoje, Missão Norte e Nordeste Padre Médaille dizia que as Irmãs deviam abraçar todas as atividades que permitissem assisitr às pessoas material e espiritualmente, sobretudo as mais pobres. Elas têm, pois atividades diferentes, mas uma só missão; um mesmo Carisma as anima, não importa o que fazem e onde o fazem.


Impulsionadas pelo Espírito do Concílio Vaticano II, procuram aprofundar e atualizar o Carisma e Espiritualidade. Buscam vivenciar o Projeto inicial do Fundador, Padre jean Pierre Médaille, estando presentes na Educação, Saúde, Inserção Popular, Pastoral da Criança e Jovens carentes, trabalham com idosos, Meninos e Meninas de Rua, Assentamentos de Terra, CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Evangelização, Pastorais Sociais, Paróquias e Periferias, missões além fronterias. Hoje, as Irmãs da Província de Caxias do Sul estão presentes em quatro estados: Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.


Entre 2002 e 2004, formaram mais três grupos onde não havia a presença e o povo muito desejava ter as Irmãs de São José: Jateí (MS), Piementeiras do Oeste (RO) e Conselvan (MT)


Na data de 09 de abril de 1966, a sede Provincial da Província de Caxias do Sul passou da cidade de Garibaldi, Rua Buarque de Macedo, 3590, para a cidade de Caxias do Sul, à Rua Dr. Montaury, 1621, 95020-190, Caxias do Sul - RS .

topo voltar